Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
SYLVIA MALTESE
Sylvia Maltese Moysés Pianista, professora, pesquisadora. Membro da A.B.E. e do I.S.M.P.S. e.V. como conselheira artística
Prêmios APCA 2011 (Associação Paulista de Críticos de Arte), como Recitalista. APCA 1983, Melhor Conjunto Instrumental, por sua participação no Duo Pianístico de São Paulo, juntamente com a pianista Marlys Lopes Gatto. CIESP, Excelência Mulher 2011, conjunto de sua carreira. Comenda Carlos Gomes, 2011.
Apresentou-se em recitais solo, como solista de orquestra e em formações camerísticas, com destaque para duos de piano, com os pianistas: Marlys Lopes Gatto, Clélia Ognibene, Paola Tarditi, Joel Bello Soares e com sua mãe, Ida Maltese.
CDs duos de piano Piano Luso-Brasileiro a Quatro mãos (2001) Duo Maltese, Sylvia e Ida Maltese. Música Brasileira para Piano a Quatro Mãos - Miguèz-Levy-Napoleão (2005), Duo Pianístico, Clélia Ognibene e Sylvia Maltese.
CD com solos e duos de piano Mulheres Compositoras França-Brasil (2009) Duo Tarditi-Maltese, Paola Tarditi e Sylvia Maltese.
CDs solo Música Brasileira para Piano Savino De Benedictis e sua Escola de Composição (2002) Música Brasileira do Império Visconde de Taunay composições para piano (2008) Emilia De Benedictis, obra completa para piano (2010). Encontros com a Música de São Paulo (2012) O piano religioso de Franz Liszt (2014)
Atuação em congressos e festivais no Brasil e do exterior. I Congresso Brasileiro de Musicologia, realização da Sociedade Brasileira de Musicologia, com a o recital-conferencia Música para Piano a Quatro mãos no século XIX no Brasil, São Paulo, 1987. Congresso Internacional, I Giovani in una Società di anziani, Fondazione Valentino Bucchi, Roma, Itália, 1998, com a comunicação Insegnando musica attraverso la storia. Congresso Internacional, Il Pianoforte e Due Pianoforti nella Storia e nellatualità Fondazione Valentino Bucchi, Roma, Itália, 1998, com a comunicação: Musica brasiliana per duo pianistico. Ricerche i riflessioni storiche. III Encontro Internacional de Mulheres Compositoras, Poços de Caldas, 2004, recital-palestra Mulheres Compositoras Brasileiras. Simpósio Internacional Franz Liszt, realização da Academia Nacional de Música e Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, 2011, participação como pianista, da conferência proferida pelo pesquisador Sérgio Bittencourt-Sampaio: A presença religiosa na Música para Piano de Franz Liszt. FARE FESTIVAL Pavia, Itália, 2001, com o recital-conferencia Nacionalismo e pós-nacionalismo na Música Brasileira a Quatro Mãos do século XX, em duo pianístico com a pianista Paola Tarditi. Professora convidada e pesquisadora do projeto, Compositori tra Italia e Sudamerica, organizado pela Società dellAcademia e Civica Scuola di Musica G.Sacerdoti, Voghera,2001, sob a direção do professor Rodrigo Coulon, contou com a participação de alunos e professores das cidades de Milano, Pavia, Voghera, Cernusco sul Naviglio, Pieve Emanuele, Rossano, Sondrio, escolas pertencentes às Civiche Scuole di Musica Lombarde. Como resultado deste trabalho pedagógico com obras de compositores ítalo-brasileiros, foi gravado pelos alunos participantes, o CD BRASILE.
Ministrou cursos de técnica e interpretação pianística e atuou como membro de júri de concursos de piano, nacionais e internacionais. Concurso Nacional de Piano Guiomar Novaes, São Paulo, 2003. Concurso Internacional Valentino Bucchi, 1998, nas categorias, Il Pianoforte nel 900; I Due Pianoforti nel 900; Il Pianoforte nel900 per linfanzia.
Formação Filha da professora e pianista Ida Maltese, com ela iniciou seus estudos musicais, prosseguindo-os com Dinorá de Carvalho, José Kliass Cláudio de Brito e Anna Stella Schic. Graduação em Piano e Matérias Teóricas, com especialização em Folclore e Iniciação Musical, pelo Instituto Musical de São Paulo, 1972. Curso de Formação de Professores Teóricos pela Comissão Estadual de Música, 1968-1969.
Dedicaram-lhe obras os compositores brasileiros Adelaide Pereira da Silva, Almeida Prado, Amaral Vieira, Dinorá de Carvalho, Kilza Setti, Maria Helena Rosas Fernandes, Nilcéia C. da Silva Baroncelli, Nilson Lombardi, Otávio Azevedo, Sérgio de Vasconcellos-Corrêa e Silvânia Barros.
Publicações Emilia De Benedictis, publicado em outubro de 2009, em homenagem aos 90 anos de nascimento da compositora, blogspot Mulheres Compositoras. A Obra Musical de Alfredo DEscragnolle Taunay Visconde de Taunay,Revista da Academia Nacional de Música ,vol.XVII ,2006. Música para Piano a Quatro Mãos no século XIX no Brasil, Anais do I Congresso Brasileiro de Musicologia, Sociedade Brasileira de Musicologia, 1987.
Participou da diretoria da SBM, Sociedade Brasileira de Musicologia 1993-1994.
Desde 2006, é Membro Titular da Academia Nacional de Música.