Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
EMBAIXADA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
PALAVRAS DE SAUDAÇÃO à ACADEMIA BRASIL-EUROPA
S.E. MINISTRO-CONSELHEIRO LUÍS FERNANDO SERRA
por ocasião da abertura do Centro de Estudos Culturais Brasil-Europa na Alemanha 1997
Ainda ontem tomei parte em Düsseldorf de uma festa realizada na rua, um "show de mulatas", muito apreciado pelo público alemão, organizado pela municipalidade daquela cidade. Foi um evento de muito sucesso.
Hoje, encontro-me aqui em ambiente totalmente diverso, mas a minha presença teve a sua justificativa ontem e é justificada hoje, pois expressa o apoio da Embaixada às iniciativas dos amigos do Brasil.
Lá se tratava de um evento cultural popular, hoje trata-se de estudos e de ciência. Estes, porém, da forma como são realizados no âmbito da Academia, sob a presidência do Professor Dr. Antonio Alexandre Bispo, levam-nos também às raízes de nossa cultura popular. A Embaixada reconhece o significado desse trabalho e o apoia.
Trata-se, no fundo, não da distinção entre o Popular e o não-Popular, mas sim entre aquilo que é considerado com seriedade e transmitido e aquilo que não é considerado com seriedade e transmitido. O significado da Academia Brasil-Europa reside justamente no fato de dirigir a nossa atenção para o fato de que o Brasil é mais do que carnaval e futebol.
É um país com um patrimônio cultural que também é de importância para a Europa, em parte um reservatório de tradições européias já aqui desaparecidas e que devem ser estudadas. Essa tarefa é muito importante, pois o patrimônio cultural é conservado e analisado. Esse trabalho, próprio e pioneiro da Academia Brasil-Europa, merece o nosso total apoio e os Senhores podem continuar a contar com o patrocínio da Embaixada.
Senhor Dr. Harald Hülskath, diretor administrativo da Academia, o Senhor fêz bem em contar conosco em 1981. Pode continuar a confiar no apoio da Embaixada do Brasil!