Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
PALAVRAS DE SAUDAÇÃO
DA PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FESB VERA LUCIA FRANGINI
por ocasião do CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EURO-BRASILEIROS 2002 sob a direção de Antonio Alexandre Bispo
Na qualidade de Presidente da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista quero saudar a todos os presentes.
Em particular, quero dar mais uma vez as minhas boas vidas em Bragança Paulista aos participantes estrangeiros do Congresso de Estudos Euro-Brasileiros. Meu agradecimento e a minha saudação se dirigem também ao colégio dos professores das faculdades da Fundação de Ensino Superior, ao Prefeito da Cidade de Bragança Paulista, aqui representado pelo Vice-Prefeito, ao Coro da Faculdade e aos componentes do nosso projeto de dança afro.
Com a apresentação do nosso coro e do grupo de dança, os Senhores terão a oportunidade de conhecer dois aspectos do nosso trabalho aqui na Fundação de Ensino Superior. O coro, que é aberto a todos os estudantes, se dedica a diferentes estilos do repertório musical contemporâneo, integrando conscientemente música folclórica e popular no seu programa. Ele também é aberto a experimentos de dança e coreografia, como os Senhores poderão observar na execução encenada de uma obra de temática indígena. O Projeto Afro lhes mostrará um aspecto completamente diferente do nosso trabalho. Nós temos muito orgulho desse grupo, que mantém sempre presente a problemática da identidade afro na nossa instituição e na nossa cidade.
Como observamos hoje na celebração da missa, não é tanto a perfeição exterior que conta no nosso trabalho cultural e educativo, mas sim a idéia, o conceito. Aqui no Brasil, os projetos que melhor se desenvolvem são aqueles que não são preparados com muita antecedência. A improvisão é importante na realização. Pode ser que esse panorama se modifique com o tempo. Para isso é necessário, em primeiro lugar, que se crie uma infra-estrutura que possibilite a realização de projetos de pessoas com idéias e ideais. Aqui vemos sobretudo o sentido do nosso trabalho.
(Súmula das palavras registradas)