Academia Brasil-Europa©
de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa©
für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft

»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu


 

» Academia
» Histórico
» Convite
» Saudações
» Organização
» Cooperações
» Secretariados
» Publicações
» Arquivos
» Eventos
» Cursos
» Projetos
» Revista eletrônica
» Materiais
»_Atualidades

NOVA ALMEIDA, ESPÍRITO SANTO, BRASIL
Atividades da Academia Brasil-Europa 2007

Viagem cultural
23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007

Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)

Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)

Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006

Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.

Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)

©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007

Nova Almeida. A área e as construções da antiga missão jesuítica de Santo Inácio e dos Reis Magos, localizada na desembocadura do Rio dos Reis Magos representam um patrimônio de extraordinário significado histórico-cultural para o Brasil e para o estudo das relações Europa-Brasil. Fundada no século XVI e logo transformada em centro importante da cristianização indígena na rêde jesuítica, alcançou pleno desenvolvimento no início do século XVII, quando a igreja foi ampliada e enriquecida (1615). A relevância da bem conservada igreja e dos edifícios anexos, assim como da estrutura urbana reconhecível da antiga aldeia ultrapassa a importância do conjunto quanto à dimensão histórico-arquitetônica, artística e paisagística em geral. As informações que transmitem as fontes missionárias do século XVI podem ser aqui avaliadas na sua concretização espacial. Sobretudo o simbolismo da ação transformatória de identidades manifesta-se aqui de forma evidente na veneração dos três Reis Magos. As bases teológicas do trabalho missionário, relacionadas aqui com a Epifania e com a concepção antropológica do Homem Velho que encontra o seu caminho à Sabedoria absoluta, recuperando a soberania perdida, ficam aqui documentadas na extraordinária tela representativa da adoração dos magos no presépio, enquadrada em altar de profusa ornamentação barroca. Essa igreja adquire, assim, no seu programa teológico-antropológico, significado central para estudos histórico-culturais do processo de transformação cultural do índio e do mecanismo auto-poético de formação identificatória e de domínio do espaço no Brasil.

No âmbito da tradição da A.B.E., o patrimônio de Nova Almeida foi primeiramente estudado in loco em viagem realizada em 1970. Posteriormente, o ideário teológico e simbólico da aldeia foi discutido em várias publicações e eventos, por último na sessão dedicada aos estudos jesuíticos no Colóquio Internacional pelos 450 anos de São Paulo, em 2004.

A.A.B.

 

» retorno: Trabalhos
» zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten