Academia Brasil-Europa©
de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa©
für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft

»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu


 

» Academia
» Histórico
» Convite
» Saudações
» Organização
» Cooperações
» Secretariados
» Publicações
» Arquivos
» Eventos
» Cursos
» Projetos
» Revista eletrônica
» Materiais
»_Atualidades

SANTA TERESA, ES, BRASIL
Atividades da Academia Brasil-Europa 2007

Viagem cultural
23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007

Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)

Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)

Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006

Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.

Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)

©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007

Santa Teresa. Situada na região serrana de imigração do Espírito Santo, a cidade de Santa Teresa é uma das localidades do Estado e do Brasil que procuram valorizar a herança cultural dos imigrantes, no caso sobretudo italiano. No sentido da relevância do patrimônio material e sobretudo imaterial italiano, apenas pode ser comparada com as congêneres cidades do Sul do Brasil, por exemplo Caxias do Sul. Embora a museologia da colonização italiana não esteja aqui tão cesenvolvida, a cidade oferece, na Casa de Virgílio Lambert significativo documento da vida rural dos imigrantes. Na capela próxima, estabelece-se uma relação da religiosidade italiana Iimagem esculpida pelo imigrante Antonio Lambert, 1889) com a devoção popular brasileira. Os estudos relativos ao complexo Migração e Estética, tal como empreendidos no projeto de mesmo nome da A.B.E., encontra nas ruas centrais da cidade subsídios para o seu desenvolvimento. A valorização da arquitetura urbana, relativamente modesta, através de cores vivas, a decoração pictórica singela mas viva da igreja matriz, indicam o intuito de construção ou de reforçamento da identidade local a partir de um referenciamento na cultura de imigração. Centro representativo da vida sócio-cultural do passado é o Bar Elite, onde conscientemente se celebra a história na conservação do mobiliário original e na exposição de materiais referentes a grupos folclóricos ítalo-brasileiros.

Sob o ponto de vista ambiental, Santa Teresa se salienta por possuir o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, fundado em 1949 por Augusto Ruschi, naturalista que se destacou pelas suas pesquisas e pelo seu empenho na preservação ecológica do Espirito Santo, em particular da Mata Atlântica. Nesse sentido, o labor desse cientista se enquadra no projeto Cultura/Natureza da A.B.E. e deverá ser objeto de renovada consideração.

A.A.B.

» retorno: Trabalhos
» zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten