ABE

Academia Brasil-Europa©
de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa©
für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft

»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu


 

» Academia
» Histórico
» Convite
» Saudações
» Organização
» Cooperações
» Secretariados
» Publicações
» Arquivos
» Eventos
» Cursos
» Projetos
» Revista eletrônica
» Materiais
» Atualidades
Brasão de Bertioga

BERTIOGA

PALAVRAS DE SAUDAÇÃO
DO PREFEITO E DA SECRETARIA DA CULTURA

por ocasião do
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EURO-BRASILEIROS 2002
sob a direção de Antonio Alexandre Bispo

 

Forte de BertiogaEm nome da Secretaria de Cultura da cidade de Bertioga e da direção do Museu localizado neste forte histórico, quero saudar cordialmente a todos neste encontro no âmbito do Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros 2002.

Quando o Presidente da Academia Brasil-Europa nos indagou a respeito da possibilidade de realização de uma sessão do evento aqui na nossa cidade, ficamos muito felizes e tivemos a satisfação de convidá-los para este encontro. Após a visita comentada deste forte e da exposição nele preparada, o Prefeito da cidade, representantes da Câmara, da Imprensa e do povo Guarani virão para a nossa troca de idéias.

Teremos, de início, a possibilidade de visitar as instalações da fortaleza e a exposição que oferece um panorama dos documentos relativos à história e a à atualidade da cultura do mar no Atlântico Sul. Lá os Senhores encontrarão não apenas materiais e textos provenientes das mais antigas fontes históricas como também fotografias e relatos de expedições de anos mais recentes. Durante a visita teremos também a oportunidade de tratar dos trabalhos de recuperação e de conservação deste monumento da arquitetura militar portuguesa.

De fortaleza a museu. Este poderia ser o moto do nosso trabalho. Isso não quer dizer que apenas modificamos a função do edifício. Trata-se de uma nova concepção de trabalho cultural, que não é mais restrito a um círculo restrituto de pessoas, mas que se abre para questionamentos mais amplos, de interesse a todas as esferas da população.

 

Prefeito de Bertioga e A.A.BispoSaudações do Prefeito de Bertioga

Gostaria de dirigir algumas palavras em língua alemã aos estrangeiros aqui presentes, embora pedindo compreensão para alguns erros. Nós mantemos contactos com pessoas e com instituições da Europa e gostaríamos de revitalizar as nossas relações no futuro. Por esse motivo, muito nos alegramos com a presença dos Senhores na qualidade de participantes do Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002 neste evento promovido pela Academia Brasil-Europa no forte de Bertioga.

Nós nos encontramos num local historicamente significativo para a história das relações euro-brasileiras. Como os Senhores podem observar, nos encontramos na via marítima que possibilitava a ligação com as regiões mais a sul do litoral brasileiro. Aqui se desenrolaram primeiros momentos na história do encontro de europeus com índios e que nem sempre foram livre de conflitos. A nossa história é também marcada pela fato de que muito cedo europeus viveram entre índios e se adaptaram à sua cultura. Os europeus precisavam se integrar antes de entrarem nas matas. Aqui também é um local que recorda que os índios também foram envolvidos em conflitos das nações européias e que esses levaram a tensões no nosso país.

(Súmula das palavras registradas)