Academia Brasil-Europa©
de Ciência da Cultura e da Ciência
Akademie Brasil-Europa©
für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft

»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu


 

» Academia
» Histórico
» Convite
» Saudações
» Organização
» Cooperações
» Secretariados
» Publicações
» Arquivos
» Eventos
» Cursos
» Projetos
» Revista eletrônica
» Materiais
»_Atualidades

AIX-LES-BAINS, FRANÇA
Trabalhos da Academia Brasil-Europa 2005

Brasil-França 2005
Agosto de 2005

Motivo: 20 anos do encontro Brasil-França, Royaumont

As atividades França-Brasil do ano de 2005 da Academia Brasil-Europa foram abertas com um simpósio dedicado às correntes atuais na teoria da arte e suas implicações para as ciências da cultura em memória a J. Derrida.

A programação seguinte foi dedicada a estudos das relações França-Brasil na história cultural dos contactos recíprocos entre a Europa e o continente americano no decorrer dos séculos.

Particular atenção foi dada ao significado das relações França-Brasil na história da Academia Brasil-Europa sob especial consideração da recepção de obras e conceitos de Darius Milhaud.

Um dos principais objetivos foi reconsideração dos trabalhos e dos eventos relativos à França promovidos pela Academia Brasil-Europa nas duas últimas décadas,com a finalidade de estabelecimento de prioridades para futuras atividades. No âmbito dessa programação foram realizadas sessões de estudos em várias cidades da França.

Um dos principais objetivos dos trabalhos planejados reside na reconsideração dos estudos e dos eventos relativos à França promovidos pela Academia Brasil-Europa nas duas últimas décadas com a finalidade de estabelecimento de prioridades para o trabalho futuro da A.B.E. No âmbito dessa programação foram realizadas sessões de estudos em várias cidades da França.

Aix-les-Bains. Temas:

  • Significado da Savóia nos estudos culturais intereuropeus e necessidade de sua considerações na história cultural das relações internacionais.
  • Significado da água na história cultural. Dimensão cultural e simbólica das estações balneárias da Antiguidade, o culto de Diana e as ruínas de seu templo na cidade de Aix-les-Bains.
  • Conceitos relacionados com a lua e a vida nas concepções mitológicas e gnósticas.
  • Crítica arquitetônica das Termas Nacionais Francesas em Aix-les-Bains nas suas relações com o patrimônio ambiental e artístico circundante.
  • Deterioração arquitetônica de balneários no decorrer de processos de desenvolvimento urbano e imobiliário descontrolado na Europa e no Brasil como perda cultural.
  • Relações entre situação geográfica, clima, saúde e cultura na rede urbana intereuropéia e repercussões no Brasil.
  • Cultura francesa nos balneários do Brasil; vida teatral e musical nos balneários.

 

» retorno: Trabalhos
» zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten