Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
SANTA BÁRBARA, MG, BRASIL Atividades da Academia Brasil-Europa 2007
Viagem cultural 23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007 Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)
Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)
Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006
Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.
Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)
©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007
Santa Bárbara. A cidade de Santa Bárbara ocupa uma posição de relêvo no complexo de monumentos arquitetônicos, urbanísticos e histórico-artísticos em geral do ciclo de mineração do período colonial brasileiro. Uma particular consideração merece a sua igreja matriz, dedicada a Santo Antonio. Assim como na igreja de Santo Antonio do Brumal, localizada na região, percebe-se aqui, na disposição da fachada com as suas torres laterais de corte quadrangular, na sua simplicidade construtiva, um princípio concepcional e de edificação conhecido de outras igrejas do início do século XVIII de Diamantina, Sabará e outras localidades. A igreja matriz de Santa Bárbara, porém, documenta o processo transformador ocorrido em meados do século XVIII e que não se restringe apenas a aspectos estilísticos. Reconstituída a partir de 1760, apresenta elementos demonstrativos de uma evolução do Barroco pujante ainda manifesto no seu interior em direção a uma expressão menos dramática, mais refinada e sutil. A importância histórico-artística da igreja tem sido avaliada, em geral, em função das magníficas pinturas do teto da nave principal e do coro, de autoria de Manuel da Costa Ataíde, do início do século XIX. Entretanto, uma apreciação aprofundada da igreja e de seu patrimônio artístico não pode ser efetuada sem a consideração do programa geral teológico que neles se manifesta, pois somente esse permite a compreensão do sentido das imagens, do simbolismo especial do local e de suas implicações para a identidade cultural da comunidade. Nesse estudo, a consideração da devoção a Santo Antonio, nas suas dimensões místico-antropológicas e na sua orientação mariana ocupa posição primordial. A transformação expressiva da espiritualidade antoniana no decorrer dos tempos, apesar de sua continuidade, representa tarefa importante para os estudos culturais.
No âmbito da tradição da A.B.E., Santa Bárbara passou a ser considerada após uma primeira viagem de estudos realizada em 1970. Além de estudos arquitetônicos e histórico-artísticos, no âmbito de trabalhos co-vinculados com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, as atenções dirigiram-se sobretudo ao passado musical de Santa Bárbara. Esse foi considerado desde então em vários eventos musicológicos no Brasil e no Exterior. Uma particular atenção foi dada, por outro lado, à memória e do presidente Affonso Penna, tão cara a Santa Bárbara. Essa consideração foi impulsionada nos trabalhos realizados pela organização no Exterior no início da década de 80 através da atuação de Eduardo Affonso Penna, então Secretário da Embaixada do Brasil na Alemanha.
A.A.B.
» retorno: Trabalhos » zurück: Konferenzen und rezente Arbeiten