Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
PALAVRAS DE SAUDAÇÃO DA DIREÇÃO ARTÍSTICA DO TEATRO
à ACADEMIA BRASIL-EUROPA
por ocasião da sessão solene pelos 450 anos da cidade de São Paulo
Como gerente artístico do Teatro Municipal de São Paulo, em nome do Teatro e de sua diretora, professora Lúcia Camargo, desejo expressar a nossa alegria por podermos recebê-los nessa sessão solene de encerramento do Colóquio de Estudos Interculturais da Academia Brasil-Europa no nosso salão nobre.
Este evento é realizado em cooperação com o Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos que, juntamente com a Academia Brasil-Europa, vem realizando já há anos congressos internacionais com o apoio de ministérios.
Como os Senhores certamente sabem, este Teatro Municipal, inaugurado em 1911, não se restringiu na sua história somente a performances no âmbito das esferas da música sinfônica e dramática. Foi sempre antes um importante local de debates e de efervescência de idéias. Para fundamentar essa afirmação, que à primeira vista pode parecer leviana, desejo lembrar apenas da Semana de Arte Moderna de 1922, que lançou as bases do Modernismo musical, intelectual e literário no Brasil, cujas forças até hoje se fazem sentir. Aqui foi também o local onde Mário de Andrade - um dos intelectuais mais iluminados do Brasil de todos os tempos - proferia as suas conferências e aguçava a nossa consciência para os valores culturais literários e musicais do país. Ele foi também o fundador do antigo Departamento de Cultura do Município de São Paulo, a atual Secretaria de Cultura e que é competente por este teatro.
Neste espírito de debate e de efervescência de idéias os recebemos hoje e gostaríamos de pedir-lhes que se sintam em casa no seu trabalho intelectual. Sem mais delongas, dou-lhes mais uma vez as mais cordiais boas vindas e passo a palavra ao Presidente da Academia Brasil-Europa, Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo para o início efetivo dos trabalhos.
(súmula das palavras registradas)