Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
GOVÊRNO DO RIO GRANDE DO SUL
PALAVRAS DE SAUDAÇÃO DA PRIMEIRA DAMA DO ESTADO EXMA. SRA. JUDITH DUTRA
à ACADEMIA BRASIL-EUROPA
por ocasião do CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EUROBRASILEIROS 2002 sob a direção de A.A.Bispo
Com grande satisfação dirijo essas palavras aos participantes do Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002: Música, Projetos e Perspectivas, para exprimir o quanto o Estado do Rio Grande do Sul se sente honrado de poder recebê-los, um Estado que tanto deve aos europeus na construção de sua identidade histórica, social e cultural.
O nosso Estado, uma das últimas de todas as regiões do Brasil colonizadas, foi meta de muitos imigrantes que, já no século XIX, abandonaram a Europa para procurar no nosso país uma nova vida e uma nova pátria.
Com grande empenho e energia superaram dificuldades sobrehumanas, criando aqui células de comunidades extraordinariamente potentes e de grande riqueza cultural.
A ação dos imigrantes no Rio Grande do Sul, que deixaram vestígios em todas as regiões do Estado, legou-nos uma herança cultural valiosa. A nossa lingua demonstra as contribuições dos idiomas europeus. A nossa culinária assimilou tradições de diversas etnias e países, tornando-se rica e diversificada. A nossa cultura é impregnada por tradições, usos e valores trazidos da Europa, primeiramente pelos portugueses e espanhóis, a seguir pelos alemães, italianos, poloneses e outros povos que aqui se mesclaram com pessoas de cultura indígena e africana para formar a identidade gaúcha. Nós devemos a esses povos uma grande parte do desenvolvimento social, econômico e cultural do Rio Grande e dedicamos a eles carinho e respeito.
Damos a todos as boas vindas e queremos dizer-lhes que estamos felizes por saudá-los como nossos hóspedes. Desejamo-lhes um bom trabalho e uma estadia muito agradável entre nós.
De: A.A.Bispo [Ed.] [Música, Projetos e Perspectivas: Pós-Colonialismo/Identidade Cultural/Imigração; Interações Rural/Tribal; Memória e Futura. Do Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros 2002 pelo encerramento dos eventos interdisciplinares do triênio comemorativo dos 500 anos do Brasil]. Musik, Projekte und Perspektiven: Postkolonialismus/Kulturidentät/Immigration; Rural/Tribal; Memoria/Zukuft. Aus dem Internationalen Kongreß Euro-Brasilianischer Studien 2002 zum Abschluß des Trienniums interdisziplinärer Tagungen. Colonia: I.S.M.P.S., 2003.