Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
PARATY
SAUDAÇÃO DO PREFEITO E DA CÂMARA MUNICIPAL
por ocasião do CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EURO-BRASILEIROS 2002 sob a direção de Antonio Alexandre Bispo
Em nome do prefeito e da Câmara de Paraty gostaria de dizer que nós nos sentimos muito honrados pelo fato de recebê-los durante os últimos dias de trabalho da terceira fase do Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros.
Nos sentimos muito felizes por te-los aqui e tomar parte nas suas reflexões. Feliz foi também a escolha de Paraty como local para a discussão do tema que escolheram.
Paraty está ligado profundamente na sua história e cultura com as relações entre a Europa e o Brasil. Deste porto partia a antiquíssima picada dos índios Guaiana, que ligava a costa com o interior. Esse caminho pré-histórico que unia o litoral com a serra transformou-se no caminho histórico que, através dos tempos, possibilitou o vínculo entre o porto de mar e o interior recôndito. Este foi o caminho do ouro após a descoberta das Minas.
O porto de Paraty foi a porta para o Rio de Janeiro e a Europa. Paraty simboliza, assim, caminhos do mar e da terra. Ele é a cidade-chave na interligação de redes para dentro do país e para fora. Há, portanto, um sentido muito bonito, rico, altamente simbólico na escolha desta cidade como sede de sessões de um Congresso de Estudos Euro-Brasileiros como encerramento do triênio de estudos e eventos pelos 500 anos do Brasil.
Nós, em Paraty, vemos também com muita satisfação a importância que a música desempenha na reflexão dos Senhores. Estamos muito felizes por termos a oportunidade de assistir a concertos no âmbito do congresso, concertos que se dedicam ao diálogo entre a música erudita e a popular, superando fronteiras. Teremos a oportunidade de, na atmosfera contemplativa de Paraty, meditarmos no fato de que o Homem, que tanto progrediu sob o aspecto material e intelectual, quase nada se desenvolveu quanto à esfera dos sentimentos e no sentido espiritual.
Estamos em novo século e como nunca se constata a importância da procura de sentimentos, de amor, de paz, de tranqüilidade e de senso de medida.
Paraty foi a porta que uniu o Brasil à Europa. A porta do Brasil para a Europa, a porta para o Brasil para europeus. Assim como Paraty, a música é a porta por excelência, pois liga o exterior com o interior. Fora e dentro, mar e montanha, chave da rede das redes: isso é Paraty. Em nome da Prefeitura, em nome da Secretaria de Turismo, que os recebeu com uma viagem pelos nossos mares, quero desejar-lhes muito êxito nos trabalhos e a todos nós um gratificante concerto hoje à noite.
(Súmula das palavras registradas)