Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
PALAVRAS DE SAUDAÇÃO DE S.A.R. DOM DUARTE DE BRAGANÇA
à ACADEMIA BRASIL-EUROPA
por ocasião do CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EURO-BRASILEIROS 2002 sob a direção de A.A.Bispo
O Brasil actual tem raízes culturais muito diversas, mas a influência espiritual e cultural portuguesa é claramente a mais marcante e estou convencido que é a ela que os brasileiros devem o seu espírito tão solidário, caridoso, tolerante e amável, que os tornam muito diferentes dos povos vizinhos. Segundo ficou provado pelo estudo do seu genoma, maioria da população descende também dos primeiros habitantes do continente - os índios - e culturalmente herdaram muitas das suas notáveis qualidades. Mas é o conjunto das heranças europeias , africanas, americanas e asiáticas que tornam esse povo tão excepcionalmente criativo e positivo. As influências climáticas não podem ser ignoradas: não se pode trabalhar numa região tropical com o mesmo ritmo com que se trabalha nas regiões mais frias! Faço estas considerações para dizer que é fundamental para o futuro de um povo o conhecimento da sua História, livre das costumeiras manipulações ideológicas e políticas que infelizmente tanto dificultam a análise da nossa realidade actual e por isso acabam por prejudicar a construção de um futuro melhor. O estudo da História da música, tema que me parece ser um dos do vosso congresso,para além do inegável interesse cultural e do prazer que proporciona, desperta a curiosidade para a restante História. Portugal é a minha Pátria mas o Brasil é a minha "Mátria" : a minha mãe é brasileira, neta da Princesa Isabel. E eu sinto-me igualmente em casa em ambos os países. Despeço-me com votos do maior sucesso!
De: A.A.Bispo [Ed.] [Música, Projetos e Perspectivas: Pós-Colonialismo/Identidade Cultural/Imigração; Interações Rural/Tribal; Memória e Futura. Do Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros 2002 pelo encerramento dos eventos interdisciplinares do triênio comemorativo dos 500 anos do Brasil]. Musik, Projekte und Perspektiven: Postkolonialismus/Kulturidentät/Immigration; Rural/Tribal; Memoria/Zukuft. Aus dem Internationalen Kongreß Euro-Brasilianischer Studien 2002 zum Abschluß des Trienniums interdisziplinärer Tagungen. Colonia: I.S.M.P.S., 2003.