Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
SAUDAÇÃO DA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
À ACADEMIA BRASIL-EUROPA
por ocasião do CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EURO-BRASILEIROS (2002) sob a direção de A.A.Bispo
Na pessoa do Presidente da Academia Brasil-Europa saúdo cordialmente a todos os presentes.
Quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tomou conhecimento da realização deste congresso e foi convidada a dirigir uma palavra relativa ao tema e à sua orientação aos participantes na sessão de abertura do evento, não poderia deixar de estar aqui presente.
Nesta breve saudação, desejo apenas dar três razões pela nossa presença.
Em primeiro lugar, saliento a nossa alegria por constatar que este congresso desenvolve uma etapa de seus trabalhos nessa região tão significativa do ponto de vista cultural e histórico, convidando especialistas para essa parte tão bonita do nosso país.
Em segundo lugar, a alegria da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se justifica pelo fato de constatar o caráter ecumênico acentuado pelo congresso. Nós nos encontramos, de fato, numa região do país que é marcada pelas relações abertas e cordiais com outras confissões religiosas e pelo profundo respeito para com a identidade de cada um delas. Também nós queremos acentuar neste congresso os elos comuns que nos unem.
Em terceiro lugar, congratulamo-nos com o congresso pelos estudos no campo da musicalidade aqui desenvolvidos, pois estes certamente levarão à dimensão interior e mística de todos os homens. Num mundo agitado por graves crises e numa época de mudanças e, talvez, de ânsia de mudanças, isto é de grande valor para que a interiorização do Homem possa ser reconquistada.
Em nome de D. T. Grings, Arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Episcopal aqui no Rio Grande do Sul, assim como em nome de D. J. Pott, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, à qual pertence a cidade em que nos encontramos, transmito a todos a minha saudação fraternal.
Pe. Victor Hugo Erard
De: A.A.Bispo [Ed.] [Música, Projetos e Perspectivas: Pós-Colonialismo/Identidade Cultural/Imigração; Interações Rural/Tribal; Memória e Futura. Do Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros 2002 pelo encerramento dos eventos interdisciplinares do triênio comemorativo dos 500 anos do Brasil]. Musik, Projekte und Perspektiven: Postkolonialismus/Kulturidentät/Immigration; Rural/Tribal; Memoria/Zukuft. Aus dem Internationalen Kongreß Euro-Brasilianischer Studien 2002 zum Abschluß des Trienniums interdisziplinärer Tagungen. Colonia: I.S.M.P.S., 2003.