Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
SAUDAÇÃO DA PREFEITA DA CIDADE DE COLONIA RENATE CANISIUS
à ACADEMIA BRASIL-EUROPA
por ocasião do Congresso Internacional BRASIL-EUROPA 500 ANOS: MÚSICA E VISÕES (1999) sob a direção de A.A.Bispo
Em nome da cidade de Colonia saúdo muito cordialmente aos Senhores e Senhoras participantes do congresso "Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões", muito especialmente aos numerosos especialistas vindos de Portugal e das várias regiões do Brasil.
Com este evento, os Senhores abrem, na Europa, a série de comemorações motivadas pelo Descobrimento do Brasil no ano 1500. Assim, o congresso que hoje se inicia e cujos trabalhos terão continuidade no ano que vem apresenta-se como uma espécie de véspera festiva destinado à preparação interior. De resto, Colonia contava, já em 1500, com mais de 1500 anos e possuia uma história quase que tão longa de sua elevação à categoria de cidade pelos romanos.
Nós estamos felizes que os Senhores escolheram a cidade de Colonia para a realização da parte européia deste congresso. Colonia possui uma das maiores comunidades portuguesas da Europa Central e aqui também vivem numerosos brasileiros.
Em Colonia existe há anos um Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa que é único no gênero e que possui um centro de estudos no Brasil. Com isso cria-se uma ponte entre nós e o longínquo país da América do Sul e que possibilita o intercâmbio de pesquisadores e músicos. De fato, a música está especialmente presente na imagem que temos do Brasil e certamente também na imagem que os brasileiros possuem da Alemanha. Quando ouvimos falar no Brasil, pensamos imediatamente em música e dança, em samba, bossa nova e nas obras eruditas de Heitor Villa-Lobos.
A Alemanha apresenta-se certamente no Brasil associada aos nomes de Bach, Beethoven, Brahms e de muitos outros grandes mestres da tradição musical ocidental. Assim, a nossa imagem recíproca é fortemente marcada pela música. Por esse motivo, ficamos felizes em perceber que neste Congresso também não foram esquecidos os muitos imigrantes de língua alemã que encontraram uma nova pátria no Sul do Brasil.
O programa do congresso prevê não apenas a exposição de documentos da vida musical desses colonos. Obras de compositores de língua alemã também serão executadas na Universidade. Assim, no contexto das comemorações dos 500 anos do Brasil também será lembrada a contribuição alemã para a diversificada cultura desse país.
Os Senhores e as Senhoras apreciarão concertos em Maria Laach e na Redoute de Bad Godesberg, este no feriado nacional do Brasil. Esperamos que os Senhores também encontrem um pouco de tempo para visitar Colonia e para constatar o nosso cosmopolitismo, a nossa tradição e a nossa moderna energia. Caso os Senhores e as Senhoras retornarem um dia, então venham para o Carnaval de Colonia. Ele é diferente do Carnaval do Rio e de Salvador da Bahia. Também aqui, porém, dança-se com entusiasmo nas ruas!
Desejo a todos dias de estudos produtivos e, em especial aos participantes do Exterio,r uma estadia agradável na nossa cidade.
De: [Ed.] Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões. Relato do Congresso Internacional pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Colonia, 3 a 7 de setembro de 1999, sob o patrocínio da Embaixada do Brasil. Akademie Brasil-Europa em cooperação com a Deutsche Welle e o Instituto de Estudos da Cultura Musical no Mundo de Língua Portuguesa. Anais de Ciência Musical, ed. H. Hülskath. Colonia: I.S.M.P.S.