Academia Brasil-Europa© de Ciência da Cultura e da Ciência Akademie Brasil-Europa© für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft
»_português---------»_deutsch---------»_impressum---------»_contato---------»_Brasil-Europa.eu
SAUDAÇÃO DO DIRETOR DO INSTITUTO DE MUSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE COLONIA
PROF. DR. DIETRICH KÄMPER
À ACADEMIA BRASIL-EUROPA
por ocasião do CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL-EUROPA 500 ANOS: MÚSICA E VISÕES (1999) sob a direção de Antonio Alexandre Bispo
Na qualidade de diretor em exercício do Instituto de Musicologia da Universidade de Colonia apresento a todos as minhas melhores saudações. Elas valem sobretudo aos muitos convidados de Portugal e do Brasil, aqui presentes em tão elevado número.
Desejo saudá-los de forma particularmente cordial, já que o nosso instituto tem mantido há muitos anos contactos estreitos com os seus países, até mesmo relações de amizade, tanto a nivel de professores como de estudantes, tanto do ponto de visto científico como artístico. Nós damos o mais alto valor a esses contactos e estamos felizes em constatar como eles se frutificam neste congresso.
O encontro com o espaço cultural brasileiro oferece ao europeu sempre impressões fortes e surpreendentes. Não é só o tamanho da República Federativa do Brasil que impressiona o europeu, tão acostumado com pequenos estados. É sobretudo a diversidade cultural desse país o que nos impressiona. O musicólogo, em particular, defronta-se com um patrimônio musical que revela influências dos indígenas, da Europa e da África, correntes que se mesclaram de forma singular. Nestes dias vamos certamente muito aprender a respeito dos caminhos pelos quais se processou essa mescla, dos processos complexos de assimilação e transformação no desenvolvimento da cultura musical nacional do Brasil.
Tudo indica que é sobretudo a Etnomusicologia que encontrará aqui uma grande gama de tarefas, se um historiador pode permitir-se a fazer essa observação. Também a musicologia histórica, porém, tratando agora de um capítulo ao qual me dedico, tem aqui muito o que estudar, sobretudo quando se trata das relações recíprocas altamente frutíferas do século XX. Justamente Colonia, uma cidade de renome no campo da música nova, transformou-se nos últimos anos em palco vivo de relações teuto-brasileiras, como tive pessoalmente a oportunidade de constatar. Mais uma vez, portanto, saúdo a todos da forma mais cordial. Desejo-lhes muito sucesso para o desenrolar dos trabalhos do Congresso e resultados enriquecedores tanto do ponto de vista científico quanto humano.
De: A.A.Bispo Ed.] Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões. Relato do Congresso Internacional pelos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Colonia, 3 a 7 de setembro de 1999, sob o patrocínio da Embaixada do Brasil. Akademie Brasil-Europa em cooperação com a Deutsche Welle e o Instituto de Estudos da Cultura Musical no Mundo de Língua Portuguesa. Anais de Ciência Musical, ed. H. Hülskath. Colonia: I.S.M.P.S.